Consiga hoje mesmo o melhor cartão do mercado, com seu cartão Nubank você poderá fazer compras em milhares de sites e lojas e parcelar sem juros. Além de ser um cartão sem anuidade ele oferece diversas vantagens que nenhum outro cartão oferece. Cartão Nubank, Cartão Lojas, Cartão Americanas, Cartão Casas Bahia, Cartão Magazine Luiza, Cartão Itaú, Cartão Caixa, Cartão Santander, Cartão Santander Free, Cartão Bradesco, Cartão Next, Cartão BS2, Cartão Credicard, Cartão Credicard Zero, Cartão Digio, Cartão Inter, Cartão BMG.

Devo entrar no boom da Bit-Coin?

Consiga hoje mesmo o melhor cartão do mercado, com seu cartão Nubank você poderá fazer compras em milhares de sites e lojas e parcelar sem juros. Além de ser um cartão sem anuidade ele oferece diversas vantagens que nenhum outro cartão oferece. Cartão Nubank, Cartão Lojas, Cartão Americanas, Cartão Casas Bahia, Cartão Magazine Luiza, Cartão Itaú, Cartão Caixa, Cartão Santander, Cartão Santander Free, Cartão Bradesco, Cartão Next, Cartão BS2, Cartão Credicard, Cartão Credicard Zero, Cartão Digio, Cartão Inter, Cartão BMG.
Cadastro Aprovado!
Limite inicial entre 5 à 20 Mil. Seu Cartão está aqui. Vamos começar?

Entrar no boom do Bitcoin certamente é tentador, especialmente se você tiver dinheiro suficiente para sobreviver a uma futura queda do Bitcoin. Os gêmeos Winklevoss, que começaram o Facebook com Mark Zuckerberg, investiram US $ 11 milhões no mercado de Bitcoin em 2013. No final de 2017, seu investimento foi avaliado em mais de um bilhão. Mas isso é apenas metade da história. Antes de colocar tudo o que possui (ou mesmo uma quantidade menor) nessa criptomoeda, considere o risco. É maior do que você imagina. Você pode considerar cuidadosamente o histórico de falhas no mercado antes de continuar.

Falhas de mercado 1: Tulipmania
No final do século XVI, uma flor desconhecida na Holanda foi introduzida na Turquia: a tulipa. Tornou-se muito popular. Então, uma doença infectou o estoque de tulipas. Isso reduziu a oferta disponível, que de acordo com a lei da oferta e demanda, aumentou o valor das tulipas sobreviventes. A mesma doença também causou uma maravilhosa mutação dessas flores sobreviventes: elas não eram mais simplesmente amarelas ou alaranjadas, mas eram riscadas com explosões dramáticas semelhantes a escamas de outras cores. Todo mundo queria essas tulipas aprimoradas e a manada de compradores ansiosos elevou seus preços. Em resposta a essa crescente demanda por flores com oferta limitada, os financiadores iniciaram uma bolsa oficial de futuros de bulbos de tulipa, na qual compradores ansiosos podiam investir (ou preferir “apostar”) no valor futuro dos bulbos.As lâmpadas de tulipa se tornaram instrumentos financeiros!

No auge do boom das tulipas, uma única lâmpada custa mais que uma casa. Comerciantes comuns ficaram ricos da noite para o dia. Todos queriam seguir esse maravilhoso e rápido caminho para a riqueza extrema, e muitos deles pediram empréstimos contra tudo o que possuíam.

VÍDEO DO DIA
Mas os investidores não sabiam que nenhuma pessoa razoável poderia pensar que um bulbo de tulipa valia mais do que uma casa? Eles fizeram, mas também estavam operando de acordo com a teoria do mercado do grande tolo: qualquer preço, não importa quão elevado ou não seja suportado pelos dados, é justificado se o comprador que paga esse preço acredita que há outra pessoa – o maior tolo da teoria – quem pagará ainda mais.

E então veio o acidente. À medida que acelerava e se aprofundava, todos os que investiam tentavam vender antes que o mercado piorasse. A mesma lei imutável de oferta e demanda que levou os preços a alturas absurdas agora operava com vingança na outra direção. Dentro de alguns dias, você poderá comprar um bulbo de tulipa pelo preço de uma cebola. Os investidores mais pesados ​​perderam tudo. Famílias foram arruinadas e empresas que sobreviveram por gerações se foram para sempre. Nos séculos seguintes, como você já sabe, os bulbos de tulipa nunca mais atingiram esses preços elevados.

Mercado Cai 2: A Bolha do Mar do Sul
A bolha do mar do Sul do início do século 18 foi outra sequência de boom e colapso que levou milhares de investidores à falência. Diferentemente da Tulipmania, a Bolha do Mar do Sul não tem uma narrativa simples de causa e efeito. Como muitas outras falhas, não está totalmente claro por que a bolha começou ou por que durou muito tempo após o término da justificativa – embora o motivo da falha seja mais conhecido.

Cadastro Aprovado!
Limite inicial entre 5 à 20 Mil. Seu Cartão está aqui. Vamos começar?

Em resumo, a Bolha do Mar do Sul se concentrou nas fortunas de uma única empresa, a South Sea Company, uma empresa inglesa que comercializava escravos, embora com restrições políticas difíceis que limitavam seus lucros. Porém, quando uma guerra impopular entre a Espanha e a Inglaterra chegou ao fim, surgiram especulações de que o acordo da Espanha e da Inglaterra eliminaria essas restrições, aumentando enormemente a capacidade de comércio de escravos da empresa e, portanto, seus lucros. As ações da empresa começaram a ser negociadas energicamente, com retornos garantidos de seis por cento ao ano. O número de ações em jogo logo aumentou para um grau possivelmente fraudulento.

Como se viu, o tratado entre os dois países não permitiu uma expansão do comércio de escravos. Isso deveria ter começado um declínio acentuado no valor das ações da empresa. Em vez disso, após o endosso da empresa pelo rei George 1 da Inglaterra, as ações subiram ainda mais em valor. A empresa começou a oferecer pagamentos anuais de 100% de juros. Afinal, como o rei poderia estar errado? As vendas de ações dispararam.

Aqui é onde a história fica interessante. Em vez de admitir a derrota e a retração como base para a riqueza da empresa, os diretores da empresa propuseram de alguma forma assumir a dívida nacional da Inglaterra e pagá-la com uma empresa comercial fantástica e lucrativa. Isso deveria ter emitido sinais de alerta porque não havia base para a reivindicação. Em vez disso, as ações aumentaram quase mil por cento em alguns meses.

E então, caiu. Toda a confusão energética em torno da base comercial amplamente expandida da South Sea Company acabou por se basear em contas fraudulentas de operações de alguns navios comerciais que retornavam com lucros modestos ou sem lucro algum. A publicidade favorável que deixou os investidores ansiosos para entrar no boom foi fabricada em grande parte com base em subornos a ministros do governo. Era tudo ficção. O pagamento prometido de 100% das ações da South Sea Company nunca aconteceu, o preço das ações da Companhia entrou em colapso e, novamente, os investidores comuns foram arruinados.

O Mercado Crashes 3: O Crash de 1929
Na década de 1920, o mercado de ações dos EUA iniciou uma escalada espetacular ao longo de vários anos, culminando em um boom que até o final de 1929 enriqueceu os investidores comuns. A certa altura, alguns meses antes do colapso, um economista de destaque anunciou que o mercado havia atingido um fenômeno econômico anteriormente desconhecido: um platô que continuaria indefinidamente, sem nenhum declínio seguinte. Já entusiasmados, os investidores investem mais dinheiro cada vez mais na margem – isto é, comprar ações com dinheiro que realmente não tinham, mas que esperavam ter à medida que o mercado subisse mais.

O mercado de ações, no entanto, como os mercados em geral, é profundamente cíclico. Em 1929, os bons tempos pararam de rolar da noite para o dia e os investidores, profundamente endividados com seus corretores, logo declararam falência, varrendo seus corretores também no colapso geral.

Cadastro Aprovado!
Limite inicial entre 5 à 20 Mil. Seu Cartão está aqui. Vamos começar?

Em um ano, o colapso havia aumentado para incluir todos os aspectos da economia dos EUA, gerando a Grande Depressão dos Estados Unidos. Ex-corretores de alto vôo estavam ganhando a vida vendendo maçãs na rua de um carrinho. Apesar da criação de muitos programas governamentais para recuperar o país, os bons tempos não voltaram a ocorrer até a Segunda Guerra Mundial, nos anos 194.

A psicologia dos booms
Os detalhes de cada uma dessas barras (e seguintes falhas) são únicos, mas todos eles – e as barras posteriores que incluíram o “Dot Com Boom” do início dos anos 200 e o Subprime Housing Boom que terminou em 2007 – têm arcos narrativos semelhantes . Todos eles começaram razoavelmente com um mercado crescente. Em algum momento, no entanto, a maneira como os investidores se sentem em relação ao mercado – o que os economistas chamam de “sentimento” dos investidores – começa a superar a prudência razoável dos investidores e o medo de perdas. Posteriormente, as avaliações de mercado que alertam contra aumentos de preço irracionais são geralmente ignoradas, geralmente depois que uma ou algumas “autoridades” importantes declaram uma vitória no mercado que promete continuar para sempre. Os investidores então inundam o mercado e o boom reúne energia.

Na fase seguinte, que você pode considerar a fase da fantasia, o mercado em expansão fica seriamente fora de controle, como na Bolha do Mar do Sul, onde investidores crédulos compraram ações que prometiam ações que garantiam 100% de retorno anual, apesar da quase ausência de atividade de mercado subjacente . A irracionalidade da garantia seria imediatamente aparente para o segundo ano em finanças; mas com um sentimento predominante de otimismo fantástico, o raciocínio baseado em dados é geralmente ignorado ou mesmo desprezado.

Em algum momento comum a todo boom, “o menininho” se junta à briga. De maneira notória, no Dot Com Boom, um motorista de riquixá de Xangai começou seu próprio fundo de investimento e vendeu suas ações com sucesso a seus pilotos. Em todo boom, chega um momento em que Alan Greenspan denominou “entusiasmo irracional”, que impulsiona o mercado com pouca referência a dados subjacentes verificáveis ​​que poderiam estabelecer valores razoáveis ​​de ações.

Em todos os booms, a crise que se seguiu varreu grande parte da economia, principalmente os pequenos investidores que geralmente chegavam atrasados ​​e que não podiam se dar ao luxo de fazer esses investimentos – geralmente com dinheiro emprestado.

Cadastro Aprovado!
Limite inicial entre 5 à 20 Mil. Seu Cartão está aqui. Vamos começar?

Sim, mas … (Os gêmeos Winklevoss)
Mas a situação do Bitcoin não é diferente? Quando os gêmeos Winklevoss começaram a investir em 2013, muitos profissionais céticos do mercado já começaram a alertar “O fim está próximo” – que um desastre na forma de um colapso profundo do mercado logo se seguiria. Mas o que realmente se seguiu foi um aumento de dez vezes no valor do Bitcoin. Com esse aumento, veio um dilúvio adicional de avisos “oficiais” contra o investimento no mercado de Bitcoin, alguns deles de fontes governamentais, como a Financial Conduct Authority da Grã-Bretanha, que previa um colapso total do mercado em que os investidores perderiam absolutamente tudo.

E ainda o mercado continua. Na data de publicação desta peça, o mercado de Bitcoin tinha um valor total de mais de US $ 170 bilhões, superando o valor de US $ 2,4 bilhões do mercado de tecnologia antes do colapso do Dot Com. Com uma capitalização tão grande, se ocorrer um colapso do Bitcoin, varrerá não apenas muitos investidores, mas provavelmente outras instituições financeiras e até economias inteiras. Se não ocorrer – se a expansão continuar para sempre -, introduzirá um fenômeno frequentemente previsto nos booms do mercado, mas nunca antes realizado: investimentos especulativos que aumentam o valor para sempre.

E em suma ….
Desapontador, talvez, este artigo não possa aconselhá-lo sobre o que fazer se você estiver pensando em investir em Bitcoin ou outra criptomoeda, porque não há um ponto previsível em que um determinado boom entrará em colapso. O mercado de Bitcoin pode continuar sua expansão notável por anos, ou pode entrar em colapso amanhã. Se isso durar anos, você poderá investir, ganhar uma quantia notável de dinheiro e, em seguida, ser sábio o suficiente para vender seu investimento antes do colapso. (Isso é chamado de “timing do mercado” e é notoriamente difícil de fazer). Por outro lado, como um colapso inicial é tão provável quanto um colapso posterior, você pode investir amanhã, bem a tempo de perder todo o seu investimento.

Um conselho razoável dado frequentemente por economistas é que, quando você está fazendo um investimento especulativo (na verdade, apenas outro nome para uma aposta) , não deve apostar mais do que pode perder. No presente caso, com Bitcoins, quanto você pode perder sem se sentir tolo ou pior, encontrando-se em um congestionamento financeiro? A menos que você seja rico e / ou abençoado com uma renda generosa contínua, isso pode não ser muito.

Cadastro Aprovado!
Limite inicial entre 5 à 20 Mil. Seu Cartão está aqui. Vamos começar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *